O Talibã constituiu não apenas um regime político, mas uma cultura que deixou um legado espoliante. A educação foi negada a aproximadamente 95% das mulheres e 80% dos homens do Afeganistão, num processo que começou antes da chegada do Talibã ao poder. Este documentário mostra a vida de crianças nas vilas da fronteira com o Irã e questiona por que elas não têm a oportunidade de estudar. Apenas poucas meninas freqüentam aulas do Unicef. À procura de um esclarecimento para os problemas culturais do Afeganistão, o diretor abertamente meneia sua bandeira: a ação militar não adianta, porque, embora possam destruir um regime político, bombas não são capazes de erradicar uma cultura.
O Alfabeto Afegão/Afghan Alphabet (Alefbaye Afghan)
O documentário mostra que as maiores vítimas de uma guerra são as crianças, que não têm responsabilidade pelos atos de seus pais. Problemas de aprendizado, convívio e de saúde mental são apenas alguns dos problemas das crianças que enfrentaram situações quem mesmo os adultos costumam suportar.
O filme Alfabeto Afegão (Alefbay-e Afghan, 2002) fala sobre a realidade das crianças afegãs que, fugidas das guerras realizadas pelos dois movimentos fundamentalistas no Afeganistão – o regime Talibã e o governo estadunidense – se refugiam em território iraniano.
São muitas as crianças afegãs que hoje não tem sequer os documentos necessários para se matricularem nas escolas regulares iranianas, pois são consideradas imigrantes ilegais no Irã. Elas ficam de longe, observando as outras crianças aprenderem o alfabeto. Tentam acompanhar e participar das aulas à distância.
O documentário fala também sobre a situação da mulher sob o jugo das leis dos líderes islâmicos. A mulher que não pode contar com os mesmos direitos políticos, civis e religiosos que os homens. A mulher que, nos espaços públicos, é obrigada a viver escondida por trás da burca.
O cenário denunciado pelo documentário é apenas um dos catastróficos “efeitos colaterais” da tão propalada “guerra pela paz” impetrada pelas grandes potências, atualmente, pelo governo estadunidense. São crianças que, quando não pagam com a própria vida, amargam um viver que fere a dignidade e os direitos humanos. Pagam um preço caro demais como vítimas de uma absurda disputa pelo poder – petróleo, riquezas naturais, domínio geopolítico, convicções político-religiosas
Título Original: Alefbay-e Afghan
Gênero:Documentário
Direção:Mohsen Makhmalbaf
Roteiro:Mohsen Makhmalbaf
País de Origem: Afeganistão
Estreia Mundial: 2002
Outros Títulos:
Estados Unidos da América: The Afghan Alphabet
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradecemos o seu Comentário