Afterschool - Depois das Aulas


Afterschool - Depois das Aulas



Aluno numa escola de elite dos EUA, Robert (Ezra Miller) filma acidentalmente a morte por overdose de duas colegas suas. O filme torna-se no tema de um projecto criado pela direcção da escola para motivar um luto colectivo e, dessa forma, todos superem a tragédia.
Mas este projecto tem um efeito contrário e, ao invés de ajudar os alunos e professores, torna-se ele mesmo causa de um grande mal-estar entre todos.
A primeira longa-metragem do norte-americano Antonio Campos fala da escola, da descoberta da sexualidade, das drogas, do youtube e das coisas que os jovens fazem na ausência dos pais...

Este filme conta-nos o impacto e os dilemas de alguns dos alunos de uma escola onde se abateu uma tragédia que viria a deixar marcas em todos. Lida igualmente com o que acarreta ser popular e dar-se com os mais populares, colocando o dedo em muitos dos problemas que não são evidentes à superfície. Os bem comportados a serem corrompidos pelos que permanecem à margem dentro do circuito escolar.
Decorre pela perspectiva de um dos jovens, Robert, um bom rapaz, inteligente, culto (geek) e também um apaixonado videasta, com o habito de estar sempre a filmar o que o rodeia. Tem uma tal relação com as imagens que chega ao ponto de tal distanciamento que a indiferença do que vê, desde o que filma, presencia e assiste no computador (desde vídeos no YouTube, da violência à pornografia).


Partilha o quarto do liceu com um outro jovem bastante oposto a ele. No fundo um jovem que é mais para o desordeiro, que se serve de esquemas para arranjar e vender drogas na escola, tendo como um dos targets os negócios com as adolescentes abastadas e populares (e assim até conseguir algum sexo). Este dealer para se safar de compromissos que não cumpre, levam-no a vender cocaína falsificada, a duas irmãs.
Deambulando pelo colégio, num dos seus momentos de filmagens, ele é surpreendido com as duas a clamarem por ajuda. Ambas estão em agonia com uma brutal overdose de coca adulterada. No entanto, em vez de ajudar, fica petrificado e continua a filmar até as duas sucumbirem fatalmente.

"Afterschool" é um filme que se também assume um voyerista do mundo destes jovens. Faz por ser um retrato ostentativo e imensamente realista de como vivem e existem hoje certas crianças e jovens nos dias de hoje. Realístico, cru, sem artifícios, onde a visão dramática que nos oferece nos faz ficar a meio de varias partes que não se parecem interligar (filhos, pais, instituição de ensino). Como se os pais tivessem se imiscuído deles, por não mais saberem como lidar com o mundo em que eles hoje vivem. Os professores são agentes distanciados por também não verem mais para lá da "pessoa académica" e o espaço da instituição é um igualmente vazio de identificação, constituindo-se mais como um local de labirintos e patamares físicos mas não um lar. Tudo isso até a tragédia se abater...

Esta tragédia assola-se visceralmente pela instituição e transtorna-a. Há em muitos os sentimentos de culpa do sucedido. Uns directamente, outros pela fomentação generalizada dos hábitos e por fim as tais partes que não sabem já como fazer perante estes novos indivíduos. Ainda para mais no embate da instituição perante os pais a quem assolou a tragédia.
Por Robert ter filmado a cena, e lidar com video, é lhe pedido pela direcção da escola que faça um video sobre as duas irmãs gémeas mortas. Um video que lhes seja uma homenagem para que seja apresentado aos pais.
Há um diálogo nestas sessões em que ele produz o video com o director da escola, que lhe diz que o que ele fez não tem qualidade nenhuma. É parado e nem sequer ele usa música para dar mais efeito. No fundo, este momento é comparativo a todo o filme pois também não há aqui qualquer banda-sonora ao longo do filme. Todo o filme é também lento, hipnotizante, que progressivamente vai reforçando o drama dos conflitos que estão no cerne deste filme.
O realizador António campos, realiza aqui uma verdadeira obra-prima e este é ainda o seu primeiro e único filme, onde evidencia métodos em linha com o cinema de Stanley Kubrik mas não só, pois recordar-me-ia igualmente de Gus van Sant pelo ambiente também documental. Acredito que devido a não recorrer a artifícios de entretenimento, poderá não ser aliciante... mas recomendo a descoberta. Está aqui um grande filme e deveras pertinente.
Afterschool
De:
Antonio Campos
Com:
Danielle Baum, Byrdie Bell, Emory Cohen
Género:
Drama
Classificação:
M/12
Outros dados:
EUA, 2008, Cores, 107 min
Créditos texto:  Paulo Ferreira


Vídeo:




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