Tempos Modernos
Modern Times ( Tempos Modernos) é um filme de 1936 do cineasta britânico Charles Chaplin, em que o seu famoso personagem "O Vagabundo" (The Tramp) tenta sobreviver em meio ao mundo moderno e industrializado. É considerado uma forte crítica ao capitalismo, militarismo, liberalismo, conservadorismo, stalinismo, fascismo, nazismo e imperialismo, bem como uma crítica aos maus tratos que os empregados passaram a receber depois da Revolução Industrial.
Nesse filme Chaplin quis passar uma mensagem social. Cada cena é trabalhada para que a mensagem chegue verdadeiramente tal qual seja. E nada parece escapar: máquina tomando o lugar dos homens, as facilidades que levam a criminalidade, a escravidão. O amor também surge, mas surge quase paternal: o de um vagabundo por uma menina de rua.
Tempos Modernos é ao mesmo tempo comédia, mesmo tempo drama e romance.
Tempos Modernos (Modern Times) trata-se do último filme mudo do ator e diretor Charlie Chaplin, que tem como foco a vida urbana dos EUA na década de 1930, logo após a crise econômica de 1929, quando a depressão atingiu toda a sociedade estadunidense – e levou grande parte da população ao desemprego e à fome.
No filme, Chaplin interpreta o personagem Carlitos, que o levou à fama em outros títulos, como O Garoto (1921), por exemplo. Trabalhador de fábrica, mais especificamente em uma linha de montagem, Carlitos exerce sua função de apertar parafusos a uma velocidade que não permite nem que ele se coce, literalmente, sem que haja quebra no ritmo de trabalho dos companheiros. A cena que mostra o Carlitos na fábrica é uma das mais marcantes e é apenas o início de uma série de críticas ao chamado fordismo, sistema de produção e gestão empregado por Henry Ford, em 1913, com o objetivo de produzir mercadorias em massa.
Em Tempos Modernos, Chalie Chaplin atua de maneira magistral e nos apresenta ainda a outro personagem, além de Carlitos: o sistema de máquina. Nesta nova realidade, após a I Guerra Mundial, a esteira rolante é quem impõe o ritmo, ditado pelo capitalista, aos demais operários-massa. Nessa e outras cenas, a máquina adquire vida própria e, como dita o fordismo e o taylorismo, faz com que o trabalhador perca suas qualificações para o maquinário. E neste compasso monótono de trabalho, a máquina incorpora o homem, como é retratado no filme de forma bem humorada.
Com esse emprego altamente alienante e esse ritmo alucinado de produção, Carlitos acaba sofrendo um colapso nervoso e é levado ao Hospital. Isso também ressalta que o objeto central do filme não é apenas a tecnologia engolindo o homem, mas é fundamentalmente sobre a alienação do ser humano perante este novo mundo industrializado.
Após ver o filme também podem surgir certas dúvidas acerca do personagem, mas a mais importante: Carlitos é, ou não, um alienado? E a resposta é sim e não. Sim, porque ele trabalha e alimenta um sistema como este. E não, pois se Carlitos tivesse alguma opção não cogitaria a possibilidade de fazer este tipo de trabalho, ou qualquer outro. A diferença é tênue, mas existe. Uma coisa é agir com ignorância e outra é agir com conhecimento. O personagem parece saber de modo extremamente autêntico que a vida moderna, é uma ilusão: felicidade, riqueza, amor e necessidades, tudo é ilusório. Carlitos deseja uma vida autêntica, onde as pessoas não sejam peças de uma máquina, engrenagens vivas a serviço de alguém ou de um sistema.
< A película que foi considerada um marco na história do cinema chegou até a ser proibida na Alemanha e na Itália, por ser considerada “socialista”. Mas a verdade é que esta produção trata das desigualdades entre a vida dos pobres e das camadas mais abastadas, sem representar, contudo, diferenças nas perspectivas de vida de cada grupo.Fonte: Cadafalso
Confira uma das cenas de Tempos Modernos que marcaram o cinema mundial:
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